INGREDIENTES: – 3 batatas doce médias – 50 gramas de manteiga – ½ cebola média picada pequena – 1 bandeja de shimeji – 40 ml de conhaque – Alecrim, salsinha e tomilho frescos – Pimenta-do-reino e sal a gosto
MODO DE PREPARO: Preaqueça o forno em 180ºC. Lave as batatas lavadas com uma escovinha e água. Embale-as em papel alumínio e leve ao forno até ficarem macias ao toque. Esse tempo variará de acordo com o forno e com o tamanho das batatas.
Retire as batatas do forno, abra o papel alumínio e aguarde esfriar um pouco. Enquanto isso aumente a temperatura dor forno para 210ºC. Para rechear a batata, abra uma tampinha, retire o máximo possível da polpa, com cuidado para não furar a casca, e volte a batata para o forno para dar uma tostadinha por fora.
Para o recheio, divida os cogumelos em pedaços menores. Aqueça a manteiga e refogue a cebola até começar a ficar translúcida. Junte o shimeji e aguarde até o cogumelo murchar e o liquido secar.
Chegou a hora de flambar, mas tenha cuidado ao fazer isso em casa! Aumente a chama do fogão, derrame o conhaque sobre o cogumelo, e incline a frigideira para atear fogo no álcool. Mexa até a chama apagar, desligue o fogo e tempere com sal, pimenta-do-reino, alecrim, salsinha e tomilho fresco. Na própria frigideira, misture a polpa da batata-doce ao shimeji.
Por último, recheie a batata que já está com a casca mais sequinha, regue com um fio de azeite e salpique um pouco mais das ervas frescas.